Prefeitura do Rio inicia audiências públicas para atualização dos itinerários de ônibus municipais

Processo atende às diretrizes do Acordo Judicial que redefiniu parâmetros operacionais do transporte por ônibus no município

ALEXANDRE PELEGI

A Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro (SMTR) anunciou a realização de audiências públicas entre os dias 10 e 13 de novembro de 2025, com o objetivo de atualizar os itinerários das linhas municipais de ônibus em todas as Áreas de Planejamento da cidade.

O processo de revisão, publicado no Diário Oficial do Município desta quarta-feira, 16 de outubro de 2025, integra as ações de adequação da rede de transporte aos parâmetros operacionais definidos no Acordo Judicial da Ação Civil Pública firmado entre o Município do Rio de Janeiro, o Ministério Público Estadual e os consórcios operadores do Sistema de Transporte Público por Ônibus (SPPO). Relembre:

Prefeitura do Rio de Janeiro detalha acordo judicial com empresas de ônibus

Acordo Judicial: marco na reorganização do transporte carioca

Assinado originalmente em 19 de maio de 2022 e repactuado em 30 de abril de 2025, o acordo judicial foi uma resposta à grave deterioração do serviço público de transporte por ônibus no município.

O documento estabeleceu obrigações mútuas entre o poder público e as concessionárias, com metas de regularização da frota, retomada de linhas e aumento da quilometragem operada, além da implantação de um regime de subsídio tarifário para viabilizar o equilíbrio econômico-financeiro das operações.

Por meio do acordo, ficou determinado que o Município poderia cobrir a diferença entre a tarifa pública paga pelo passageiro e a tarifa de remuneração das empresas, condicionando o repasse ao cumprimento de metas e parâmetros operacionais.

Esse mecanismo deu origem às resoluções SMTR nº 3.529/2022 e 3.557/2023, que definiram regras claras para o cálculo da quilometragem, intervalo entre viagens e fiscalização do serviço.

Diretrizes operacionais e planejamento

Na prática, o acordo instituiu um novo modelo técnico de regulação, baseado em indicadores de desempenho e metas de oferta. Entre os principais parâmetros operacionais estabelecidos, destacam-se:

Cumprimento mínimo de 80% da quilometragem planejada por linha e por tipo de dia (útil, sábado, domingo e feriado);

Intervalo máximo de 30 minutos entre veículos em operação diurna nos dias úteis;

Planejamento operacional estruturado por faixas horárias (pico e entrepicos), com base em estudos de demanda e relatórios de operação (RHO);

Flexibilidade para ajuste de horários e viagens fora dos períodos de pico, conforme variação de demanda registrada;

Obrigação de manter o cadastro operacional atualizado com horários de início e fim, extensão dos trajetos, viagens previstas e totais por consórcio;

Condicionamento do pagamento do subsídio apenas à quilometragem efetivamente operada, devidamente comprovada por monitoramento eletrônico (GPS).

Participação popular e reconfiguração da rede

As audiências públicas marcam uma nova etapa da reestruturação do sistema municipal, permitindo que usuários, técnicos e representantes das regiões contribuam com sugestões para adequação dos itinerários à realidade atual da cidade.

As reuniões acontecerão sempre das 17h às 20h, nos seguintes locais:

10/11 – AP 5 (Zona Oeste): UNIRJ – Rua Engenheiro Trindade, 229, Campo Grande;

11/11 – AP 1 e 2 (Centro, Zona Sul e Grande Tijuca): SEAERJ – Rua do Russel, 01, Glória;

12/11 – AP 3 (Zona Norte): Nave do Conhecimento – Rua Arquias Cordeiro, 1516, Engenho de Dentro;

13/11 – AP 4 (Zona Sudoeste): Auditório da Coordenação de Saúde AP 4 – Av. Ayrton Senna, 2001, Bloco C, Barra da Tijuca.

Os interessados devem se inscrever pelo link bit.ly/audienciapublica2025.

Recomposição do SPPO

A realização dessas audiências representa mais um passo na reorganização da rede de ônibus carioca, que desde 2022 passa por um processo de reequilíbrio e transparência operacional supervisionado pelo Ministério Público.

Com o avanço das audiências e a atualização dos itinerários, a SMTR pretende alinhar a operação à realidade de demanda pós-pandemia e consolidar o modelo de gestão previsto no Acordo Judicial firmado com os consórcios operadores do Sistema de Transporte Público por Ônibus, hoje considerado a principal referência na reestruturação do transporte público do Rio de Janeiro.



Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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