Agência determina complementação de informações sobre cronograma e sistemas tecnológicos essenciais para início das operações do novo corredor metropolitano
ALEXANDRE PELEGI
A Artesp determinou que a NEXT Mobilidade, concessionária responsável pelo Sistema BRT-ABC, complemente o plano de ação apresentado à agência, incluindo datas de início, término, marcos e escopos das etapas de implantação dos sistemas tecnológicos necessários ao início das operações.
A decisão está na Deliberação nº 534, publicada nesta quarta-feira, 15 de outubro de 2025, que trata do atraso nas obras e da apuração de desequilíbrio econômico-financeiro do contrato, e ocorre em meio à crescente pressão pública e política sobre o andamento do projeto.
Em entrevista noticiada pelo Diário do Transporte em agosto, o governador Tarcísio de Freitas afirmou estar “desconfortável com os atrasos” e que o governo estadual avaliava multar ou até romper o contrato com a Next Mobilidade caso o ritmo das obras não fosse acelerado. O governador destacou que o BRT-ABC é prioridade da gestão, por tratar-se do principal investimento metropolitano em mobilidade sobre pneus.
Em resposta, a concessionária afirmou ao Diário do Transporte que 50% do pavimento do corredor já está concluído, e que novos turnos de trabalho foram abertos para acelerar as frentes de obra. A Next também informou que tem adotado medidas para otimizar a execução de serviços complementares, como o sistema de drenagem e fundações das estações.
Outro marco relevante do projeto é o novo terminal de ônibus e trólebus de São Bernardo do Campo, estrutura central do sistema troncais do BRT. Segundo a empresa, o equipamento deve ser inaugurado em outubro de 2026, servindo como ponto de integração com linhas municipais, intermunicipais e o futuro corredor exclusivo que ligará o ABC à capital paulista.
Na deliberação publicada nesta quarta-feira (15), o Conselho Diretor da Artesp tomou ciência do plano de ação, conforme nota técnica da Superintendência de Transporte Coletivo, mas exigiu complementações específicas relativas à implantação dos sistemas:
ERTs (Estações de Referência de Transferência) – pontos de integração entre linhas alimentadoras e troncais;
ITS (Intelligent Transport Systems) – tecnologias de transporte inteligente que integram controle, informação e segurança operacional;
PSD (Platform Screen Doors) – portas de plataforma que isolam as áreas de embarque, garantindo segurança e eficiência;
CCO (Centro de Controle Operacional) – núcleo de gestão que monitora a operação em tempo real;
Semaforização – sistema de controle de tráfego que dá prioridade semafórica aos ônibus do corredor.
A decisão ainda determina o retorno do processo à SUCOL para nova avaliação técnica após a entrega do plano atualizado, e ratifica toda a instrução processual, aprovada por unanimidade pelo Conselho Diretor.
O Sistema BRT-ABC, que ligará São Bernardo do Campo, Santo André e São Caetano à capital, é considerado o maior corredor metropolitano de ônibus da Grande São Paulo, e integra a concessão de 20 anos firmada entre o Governo do Estado e o grupo controlador da Next Mobilidade. A expectativa é que o sistema transporte mais de 600 mil passageiros por dia quando estiver em plena operação.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
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